A aula do dia 13/04 foi dedicada
aos conceitos sobre planejamento estratégico, tático e operacional! A turma do
Etim Logística (1ª série) realizou em conjunto comigo uma exposição dialogada
pra lá de produtiva!
xplicamos conceitos de
estratégia empresarial e análise Swot (FOFA) para o melhor entendimento:
Exemplo de matriz SWOT - Habib’s:
PONTOS FORTES
|
PONTOS FRACOS
|
1-
Produção própria de ingredientes utilizados no
preparo das refeições
2-
Padrão de atendimento
3-
Baixo preço das esfihas. Como o próprio
Saraiva diz, seus preços começam com “zero”
|
1-
Marketing
2-
Serviço de entrega
3-
Participação no mercado
|
OPORTUNIDADES
|
AMEAÇAS
|
1-
Ampliação do serviço de entrega
2-
Criar promoções para atrair clientes de outras
redes
3-
Ampliar propaganda
|
1-
Outras redes de fast foods
2-
Produtos substitutos
3-
Crise econômica, que pode fazer com que os
preços dos produtos se elevem, afastando assim clientes de capacidade
financeira mais baixa
|
A aula terminou com um feedback
dos alunos quanto aos pontos positivos e a melhorar da nossa mesa redonda de
semana passada (confira a publicação aqui), com Marcelo Ajudarte Lopes.
Nessa quinta tem mais, só que a
aula é de Marketing, com um convidado pra lá de especial! Prof. Carlos Zem.
Até a próxima! :)
Comentários