No plano de negócios o Sumário Executivo é fundamental.
Veja uma explicação da Kroton Educacional:
Sumário executivo: o sumário executivo é um componente muito importante no plano de negócios, pois, além de ser um fator de decisão na continuidade da leitura do restante do plano (se o leitor não gostar, não dará continuidade à leitura), ele é a leitura preferida dos investidores e financiadores do negócio. Por isso, ele deve ser escrito com cuidado e constantemente ser revisado. O sumário executivo deve expressar os objetivos do plano em relação ao leitor. Por exemplo, se ele é uma solicitação de crédito para compra de um imóvel, se ele é uma solicitação de capital para financiamento total ou parcial do empreendimento ou, ainda, uma apresentação do empreendimento para fornecedores, parceiros ou clientes. Vale ressaltar que, assim como em um trabalho acadêmico, o sumário executivo é a última etapa da redação de um plano de negócios, ou seja, ele deve ser o último item a ser escrito pois todas as outras informações constantes no plano de negócio darão suporte para
a sua correta e precisa elaboração.
Vamos dar um exemplo? Tentarei expor sobre o Guia Acadêmico de Piracicaba
Sumário Executivo:
Este plano de negócios aborda o planejamento estratégico da concepção, operacionalização e projeções futuras do Guia Acadêmico de Piracicaba, portal de informações sobre os cursos profissionais do município de Piracicaba-SP.
Identificadas as oportunidades de mercado, também alinharemos a descrição do negócio, com seus produtos e serviços a oferecer, estratégias de marketing (focadas nos 4ps de marketing), processos operacionais com fluxogramas de processos, além da formação, gerenciamento e aperfeiçoamento da equipe.
Para finalizar, uma gestão financeira sustentável para o negócio, pois, além de algo social, em que o empreendedor se identifica, torna-se necessário ser rentável.
Junior Furlan, professor empreendedor deste negócio, é formado em Administração de Empresas com Habilitação em Gestão de Negócios Internacionais na Unimep, Pós Graduado em Marketing na mesma instituição e com outras duas especializações: Administração (FGV) e Formação Pedagógica para Cursos Técnicos (FATEC). Atualmente é professor em 3 instituições de ensino de Piracicaba, com experiência de 8 anos em educação profissional.
Espero ter auxiliado no desenvolvimento do seu plano de negócios! No próximo post incluiremos o item Planejamento Estratégico (identificação de oportunidade de mercado).
Veja uma explicação da Kroton Educacional:
Sumário executivo: o sumário executivo é um componente muito importante no plano de negócios, pois, além de ser um fator de decisão na continuidade da leitura do restante do plano (se o leitor não gostar, não dará continuidade à leitura), ele é a leitura preferida dos investidores e financiadores do negócio. Por isso, ele deve ser escrito com cuidado e constantemente ser revisado. O sumário executivo deve expressar os objetivos do plano em relação ao leitor. Por exemplo, se ele é uma solicitação de crédito para compra de um imóvel, se ele é uma solicitação de capital para financiamento total ou parcial do empreendimento ou, ainda, uma apresentação do empreendimento para fornecedores, parceiros ou clientes. Vale ressaltar que, assim como em um trabalho acadêmico, o sumário executivo é a última etapa da redação de um plano de negócios, ou seja, ele deve ser o último item a ser escrito pois todas as outras informações constantes no plano de negócio darão suporte para
a sua correta e precisa elaboração.
Vamos dar um exemplo? Tentarei expor sobre o Guia Acadêmico de Piracicaba
Sumário Executivo:
Este plano de negócios aborda o planejamento estratégico da concepção, operacionalização e projeções futuras do Guia Acadêmico de Piracicaba, portal de informações sobre os cursos profissionais do município de Piracicaba-SP.
Identificadas as oportunidades de mercado, também alinharemos a descrição do negócio, com seus produtos e serviços a oferecer, estratégias de marketing (focadas nos 4ps de marketing), processos operacionais com fluxogramas de processos, além da formação, gerenciamento e aperfeiçoamento da equipe.
Para finalizar, uma gestão financeira sustentável para o negócio, pois, além de algo social, em que o empreendedor se identifica, torna-se necessário ser rentável.
Junior Furlan, professor empreendedor deste negócio, é formado em Administração de Empresas com Habilitação em Gestão de Negócios Internacionais na Unimep, Pós Graduado em Marketing na mesma instituição e com outras duas especializações: Administração (FGV) e Formação Pedagógica para Cursos Técnicos (FATEC). Atualmente é professor em 3 instituições de ensino de Piracicaba, com experiência de 8 anos em educação profissional.
Espero ter auxiliado no desenvolvimento do seu plano de negócios! No próximo post incluiremos o item Planejamento Estratégico (identificação de oportunidade de mercado).
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