Pular para o conteúdo principal

As pessoas como foco nas organizações!

A aula de 27/04, com a turma 21 de Design de Interiores foi muito produtiva, com a análise de um plano de negócios de empresa de decoração, num bate papo descontraído e profissional.


Olha só esse vídeo que apresentamos, para inspirar a turma:


Também apresentamos os conceitos de gestão de pessoas nas organizações:

"Gerenciar equipes é uma das tarefas mais importantes para o empreendedor, principalmente porque cada pessoa é única, com sua individualidade, sua personalidade, sua história e suas experiências, assim como seus objetos pessoais, suas habilidades etc."

Escolha da equipe: implica recrutar e selecionar os candidatos que farão parte de sua equipe. Esteja sempre atento às pessoas que podem ajudá-lo a alcançar o sucesso no seu empreendimento. Procure cercar-se de talentos e não de mediocridades.

Desenho das atividades: significa definir o que cada pessoa da equipe deverá fazer, o cargo que deverá ocupar, as funções, como avaliar seu desempenho e integrar suas atividades com as demais atividades da empresa etc.

Treinamento: significa treinar e capacitar as pessoas para que elas possam exercer suas atividades na empresa. O treinamento não deve ser esporádico ou eventual: você precisa dedicar algumas horas diárias para treinar, ensinar, capacitar e desenvolver seu pessoal. Se necessário, utilize meios externos para isso: cursos, seminários, palestras, conferências etc.

Liderança: você precisa conduzir sua equipe. Isso significa orientar, definir rumos e metas, ajudar as pessoas a ultrapassar suas dificuldades e desafios, monitorar o trabalho delas, impulsionar e motivar a equipe. Deixe de lado o comando e a hierarquia e dê liberdade e autonomia às pessoas, apontando as metas e os resultados que elas devem alcançar.

Motivação: procure sempre motivar a equipe — prêmios, recompensas, participação nos resultados diretos e no alcance de objetivos — e meios não financeiros — reconhecimento público pelo desempenho excelente, “tapinhas nas costas” etc.

Remuneração: não se esqueça de que dinheiro compra a satisfação de muitas necessidades humanas. A remuneração é um importante motivador. Defina um sistema de recompensas com base no desempenho individual e grupal.

Avaliação do desempenho: não deixe de monitorar e avaliar o que a equipe está fazendo. Avalie o seu desempenho, não de vez em quando, mas continuamente, diariamente, trocando ideias com as pessoas a respeito do seu trabalho e dando sugestões e orientações. Proporcione retroação e autodesenvolvimento à sua equipe.

Por fim, os alunos desenvolveram seus planos de gestão de pessoas no Plano de Negócios! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientação Profissional: novo serviço para adolescentes e jovens!

Seja muito bem vindo ao meu blog! Permita-me apresentar: sou o Junior Furlan, educador e administrador desde 2009 com atuação em educação profissional de mais de 1000 jovens e adultos no interior de São Paulo no Centro Paula Souza (Etecs), Faculdades, Senac e Institutos de Formação Profissional, além de administrar sites de cursos e eventos acadêmicos e de voluntariado por 10 anos. Atuo também em recrutamento de profissionais por meio de entrevistas e dinâmicas em processos seletivos. Já te convido para me seguir no Instagram , Facebook ,  LinkedIn , e Currículo Lattes . Ofereço para 2025 o serviço de orientação profissional para adolescentes e jovens a partir de 15 anos, com intuito de guia-los(as) acerca de suas dúvidas quanto sua vida acadêmica e profissional, aplicando técnicas comprovadas e desenvolvimento de conexões reais no mercado de trabalho. Os atendimentos são em grupos e individualmente. Detalhes do serviço que ofereço: A prestação de serviço é realizada por me...

Inteligência Artificial no Agro é tema de mesa redonda para alunos dos cursos de Gestão da Etec

Como forma de estimular a aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho, na última semana promovemos para as turmas do 3º Logística noturno, 2º Administração Noturno e 3º Mtec Logística uma experiência única de troca de ideias com o CTO ( C hief Technology Officer ) da SmartBreeder , Cristiano Fagundes, sobre a Influência da Tecnologia da Informação no Agronegócio.  Nosso convidado apresentou sua trajetória acadêmica e profissional, focando na importância dos estudos para a vida profissional. Os alunos puderam se apresentar e também tirarem suas dúvidas sobre o mercado de inteligência artificial aplicada no campo. Com muita descontração e informações preciosas, o evento transcorreu por mais de 1 hora e cada estudante gerou um relatório sobre o mesmo, o qual será computado dentre as atividades avaliativas do semestre. Cerca de 90 alunos participaram ativamente do evento. Deixo aqui meu muito obrigado ao Cristiano, ao time da Etec, Alex, Gabi e Rhoslei, além dos alunos represe...

Supervisor de Produção durante nossas aulas na Etec

 No dia 29 de abril tive a honra de ter durante minhas aulas no curso técnico em Logística do 2º ano do ensino médio integrado, o Supervisor de Produção Eduardo Sabio, atuante a 25 em empresa multinacional de Piracicaba, com formação técnica no Centro Paula Souza e graduação / pós em negócios internacionais e gestão de pessoas. Promovemos uma simulação de processo seletivo, no qual alunos puderam participar ativamente. Confira as fotos do evento: Aluna Livia Carregari (3º Logística) Aluno Gustavo Furlan (2º Logística) Aluna Clara Kainara (2° Logística) Aluno Kevin (1º Desenvolvimento de Sistemas) Muito obrigado Eduardo (Du), pela parceria e aos alunos e professores envolvidos! Prof Jr Furlan Abril/2025