Pular para o conteúdo principal

Logística Empresarial e Análise Econômica na Etec Paulista

O profissional Pedro Wilson Turina, Supervisor de Logística da Caterpillar Brasil, participou de uma Mesa Redonda na Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso, a convite do prof. Jr Furlan, docente do Planejamento do TCC.

O evento teve como objetivo exemplificar os conceitos aprendidos durante as disciplinas de logística, além de auxiliar na disseminação de ideias para temas do projeto de conclusão de curso dos estudantes.

No início, Turina respondeu uma pergunta sobre Black Belt, apresentando todo o processo envolvido. Em seguida os temas de trabalho em equipe foram abordados e os alunos realizaram diversas perguntas para entender melhor sua vivência numa empresa multinacional.

Como terceira questão levantada pelos estudantes, Turina apresentou sua visão sobre os sistemas de logística em que utiliza, bem como os desafios para melhor gerencia-los. Ao final desse tópico, o convidado frisou a importância das pessoas no processo, com uma visão sistêmica de todo o processo.

Sobre ferramentas de logística, Turina abordou Kanban, Just in Time, VMI, Cross docking, Milk run, MRP, SAP, entre outros diversos, que são úteis em diversas situações.

Os estudantes também perguntaram sobre o setor de recebimento, quanto aos seus desafios diários. Para essa situação, Turina apresentou que os problemas nesse setor numa multinacional são similares às empresas de menores portes.

Sobre os investimentos internacionais, Turina comentou que a empresa que trabalha está se preparando para produzir de forma mais moderna para quando o mercado reaquecer. Ou seja, ela tem de se preparar, porém analisando os riscos para uma possível demora do retorno desse aquecimento da economia. Sua expectativa é que em 2016 a economia já volte a ser positiva.
 
Sobre gestão de pessoas, Turina abordou a importância de gerir de forma sustentável os custos numa situação de retração econômica. A mão de obra reduzida está intimamente ligada ao volume produzido pela companhia. Produtividade é um fator que é levado em consideração para manter-se um colaborador.

Questões referentes ao dólar foram amplamente debatidos no evento, por conta de sua complexidade de compreensão.

Em seguida, foram abordados situações de mercado com os fornecedores chineses, que, em muitos casos, como o do ferro, é importado com valores abaixo do que de fornecedores nacionais.

Nesse momento, a mesa redonda partiu para a área de economia, quanto à importância de analisar a fala dos economistas, pois quando uma alta do dólar é ótima para o turismo no Brasil, o dólar mais baixo é ótimo para importações.

O tema modal foram abordados de forma bem inteligente, tanto pelos estudantes quanto pelo convidado, analisando a necessidade de investimento na intermodalidade brasileira. Em suma, o pensamento à curto prazo está predominando e os efeitos dessa visão imediatista está sendo cada vez mais sentida em nosso dia a dia nas estradas, portos, aeroportos, ferrovias, entre outros.

A atuação de empresas terceirizadas teve participação no bate papo também. Quando temos uma empresa que é especializada num serviço, esta consegue fazer um preço melhor. Para Turina, a visão da terceirização de redução de custos é mal entendida. O mais barato, com custo menor, faz com que a qualidade nem sempre seja analisada. Custo de rejeição, custo de quebra de equipamento, turnover e investimento em treinamentos fazem com que a qualidade diminua.

Questões legais também foram abordadas, bem como o RECOF (sistema do governo onde todas as informações dos estoques e materiais das empresas. Ela tem o mesmo acesso que a empresa tem de informação). Porém ela concede alguns descontos entre outros benefícios. Existem câmeras para cargas e recargas, colocadas para a Receita Federal. O benefício é maior que “sair da linha” no processo operacional, sempre seguindo as condições.

Na exportação, foi abordado o canal vermelho nas exportações e todo esse processo (exemplo de caixas de madeira onde sua origem é contestada). O canal vermelho “sorteia” alguns containers para serem avaliados. Já o canal verde e amarelo verificam outros itens de menor intensidade.

Sobre materiais, Turina abordou o processo dos materiais obsoletos, onde a empresa tem 24 meses para a empresa vender, descartar ou realizar outra finalização. Esse material não deve ser utilizado mesmo, numa área fechada. Uma auditoria externa verifica anualmente.
 
Turina falou sobre seus estudos de especialização em logística empresarial e gestão de negócios.

Por fim, turina comentou da importância de gerenciarmos os custos de nossa vida pessoal e profissional.

Ao amigo Turina, nosso muito obrigado pela noite ímpar de tanto conhecimento! abraços :)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientação Profissional: novo serviço para adolescentes e jovens!

Seja muito bem vindo ao meu blog! Permita-me apresentar: sou o Junior Furlan, educador e administrador desde 2009 com atuação em educação profissional de mais de 1000 jovens e adultos no interior de São Paulo no Centro Paula Souza (Etecs), Faculdades, Senac e Institutos de Formação Profissional, além de administrar sites de cursos e eventos acadêmicos e de voluntariado por 10 anos. Atuo também em recrutamento de profissionais por meio de entrevistas e dinâmicas em processos seletivos. Já te convido para me seguir no Instagram , Facebook ,  LinkedIn , e Currículo Lattes . Ofereço para 2025 o serviço de orientação profissional para adolescentes e jovens a partir de 15 anos, com intuito de guia-los(as) acerca de suas dúvidas quanto sua vida acadêmica e profissional, aplicando técnicas comprovadas e desenvolvimento de conexões reais no mercado de trabalho. Os atendimentos são em grupos e individualmente. Detalhes do serviço que ofereço: A prestação de serviço é realizada por me...

Inteligência Artificial no Agro é tema de mesa redonda para alunos dos cursos de Gestão da Etec

Como forma de estimular a aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho, na última semana promovemos para as turmas do 3º Logística noturno, 2º Administração Noturno e 3º Mtec Logística uma experiência única de troca de ideias com o CTO ( C hief Technology Officer ) da SmartBreeder , Cristiano Fagundes, sobre a Influência da Tecnologia da Informação no Agronegócio.  Nosso convidado apresentou sua trajetória acadêmica e profissional, focando na importância dos estudos para a vida profissional. Os alunos puderam se apresentar e também tirarem suas dúvidas sobre o mercado de inteligência artificial aplicada no campo. Com muita descontração e informações preciosas, o evento transcorreu por mais de 1 hora e cada estudante gerou um relatório sobre o mesmo, o qual será computado dentre as atividades avaliativas do semestre. Cerca de 90 alunos participaram ativamente do evento. Deixo aqui meu muito obrigado ao Cristiano, ao time da Etec, Alex, Gabi e Rhoslei, além dos alunos represe...

Supervisor de Produção durante nossas aulas na Etec

 No dia 29 de abril tive a honra de ter durante minhas aulas no curso técnico em Logística do 2º ano do ensino médio integrado, o Supervisor de Produção Eduardo Sabio, atuante a 25 em empresa multinacional de Piracicaba, com formação técnica no Centro Paula Souza e graduação / pós em negócios internacionais e gestão de pessoas. Promovemos uma simulação de processo seletivo, no qual alunos puderam participar ativamente. Confira as fotos do evento: Aluna Livia Carregari (3º Logística) Aluno Gustavo Furlan (2º Logística) Aluna Clara Kainara (2° Logística) Aluno Kevin (1º Desenvolvimento de Sistemas) Muito obrigado Eduardo (Du), pela parceria e aos alunos e professores envolvidos! Prof Jr Furlan Abril/2025